Pedra Cancela já pode ser considerada um novo ícone regional. Para Pedro Garcias, crítico do jornal Público, de Portugal, seus vinhos, em especial os tintos, expressam como poucos o terroir desta zona central e de muita importância para o vinho português. Esta safra de 2016 destaca-se por ter recebido espetaculares 96 pontos no Decanter Wine Awards, um feito e tanto para vinhos da sua faixa de preço, e ainda foi eleito um dos best buy pela Wine Enthusiast, que o avaliou com ótimos 92 pontos. 

Com seis meses de passagem por carvalho, propõe um perfil mais moderno do Dão sem abdicar da tradição. Esta se vê, sobretudo, nas variedades, um corte das variedades Touriga Nacional – aportando aroma floral, volume e sabor intenso, Tinta Roriz – contribui com a estrutura, nota picante e aroma de frutas vermelhas, e Alfrocheiro, que lhe dá cor e frescor.

Em boca, é extremamente macio, com notas de ameixa madura, cerejas e um toque de cacau. Com ótimo volume, é bastante agradável, o faz companhia perfeita para pratos de carne vermelha assada, como cordeiro e fraldinha.